31 de maio de 2006

Rede aparelho-: agita a noite do centro da cidade // Transmissão Ponto-a-Ponto 106,5 FM

 

Alguns podem até confundir o [aparelho]-: com festa de aparelhagem, ta certo que ha uma relação entre as duas coisas, mas o que está acontecendo em Belém desde o ano passado é mais uma rede de conexões de produtores culturais do que a realizaçao de festas de rua, embora estes encontros na rua sejam os momentos em que a conexão ganha visibilidade. Os membros do [aparelho]-: são independentes, produzem como sabem produzir cultura e nao existe nenhum manifesto estilistico que nos una, explica Arthur Leandro, mas chega um dia em que sentimos e necessidade de todo mundo se reunir no mesmo lugar para mostrar o trabalho, se encontrar, trocar... e conclui: a base é a comunicação.

“Como intercambiar a visualidade e as sonoridades amazônicas mediadas por tecnologias digitais? Como tratar sobre ações ativistas em rede numa região de pronfundas carências informacionais? Nas periferias vemos apelos resistentes, vozes descendentes da cultura africana e indígena, que oprimidas, emergem na ausência de reconhecimento, dando deixas de um novo condicionamento social, algo que acontece em paralelo”, quem explica é Giseli Vasconcelos que edita numa rede em colaborativa o site http://aparelho.comumlab.org. (um sistema coletivo de publicação). Este tipo de ação informacional, nas ruas de Belém, já tiveram outras edições, mais simples e destinadas à difusão de produção visual independente, a que denominamos “Potoca | cineclubismo | Freestyle”. Desta vez a proposta de intervenção de rua, noturna é radiofônica, junção de algumas expressões do gueto periférico com outras que dispõem de tecnologias digitais e móveis. Desse encontro plural e heterogêneo acontece uma convergência de interesses que gera outro modelo de construção de informação e de trabalho coletivo.



[]-: TRANSMISSÃO PONTO-A-PONTO 106,5 FM//POTOCAGEM CYBER SOUND//REDE>>RÁDIOS COMUNITÁRIAS//NRP//GRUPO URUCUM E-OU URUCUM DO B///CARIBEAFROAMAZÔNICO :-[APARELHO]

o acontecimento tem as imediações do Bar do Parque como palco é hoje a partir das 18 horas

19h às 20h30 montagem e abertura
20h30 RÁDIO AO VIVO: REVOLUSOM
(imagens//textos//vinhetas radiofônicas//MCs//BBoys)
21h Família Alma Livre
21h30 QBS//Mostrando Fatos//Posse Identidade Humana


22h15 RÁDIO AO VIVO: Angelo Madson e RESISTÊNCIA FM
22h40 às 23h Tecnobrega do Jurunas: DJ Alberto e Elias Maluco

23h RÁDIO AO VIVO: AMOR >> SINTONIA DO REGGAE
24h RÁDIO AO VIVO: CANTO MOCAMBEIRO


INTERFERÊNCIAS:
carlinhos vas+ groovebox//coletivo rádio cipó
CULTURA DIGITAL

+ imagens projeção//queimação de arquivos=burnstation
giseli vasconcelos
URUCUM do B